.

.

OS CARTUMANOS


http://www.oscartumanos.com.br/p/blog-page.html

http://www.vocacion.com.br/p/home.html


HISTÓRIA


Tudo começou com o autoconhecimento cultural da cartumana Graciara Rito. ​
Impulsionada por um trauma da infância, um atropelamento de carro no final de seu primeiro setênio em que teve seu “riso destruído”, a cartumana seguiu desde a sua adolescência um caminho autônomo de autoconhecimento cultural.​​
​​​
O que começou com uma brincadeira na adolescência, no início da vida adulta ela levou a sério. Ao completar seus vinte e um anos de idade, Graciara Rito tinha finalizado a escrita de seu primeiro livro, O Time de Rosa, junto com algumas ilustrações e umas composições.

Com o “riso criador”, tais obras serviram de esboço ou ensaio para o que iria acontecer logo em seguida: o despertamento de sua consciência mais profunda ou cósmica, através de sua primeira e relativa e fugaz iluminação.

O estado plus foi passageiro, mas deixou registros!  Com o “riso iluminador”, Graciara Rito fundou o selo Os Cartumanos.


CONCEITO

O Selo Os Cartumanos une Filosofia, Arte, Ciência e Espiritualidade para registrar o estado plus do ser humano: estado pleno de autoconhecimento, autoconsciência e autoiluminação.

O Registro Plus começa na arte. A foto 3x4 do Registro Civil é substituída pelo cartumano 30x40, uma obra criada com a “Técnica Rs Rs Rs”.

O cartumano simboliza o ser humano integrado na expansão de sua afetividade (SENTIR: o sol nasce de seu coração e do centro de seu ser), na construção de sua sabedoria (PENSAR: a visão de mundo e os pensamentos particulares de ética, estética e moral elevadas) e no caminho de sua transcendência (AGIR: o caminho para o universo que começa nas entranhas de seu ser).

TÉCNICA

A técnica utilizada para a criação dos cartumanos é a Técnica Rs Rs Rs, ou seja, a Técnica do Que Tem pra Fazer!

O cartumano é criado através da Redução, Reutilização e Reciclagem de materiais, ou pela montagem e colagem de fotografias, revistas, jornais e outros recursos. Ou, através de desenho e pintura feito com lápis, borracha, caneta esferográfica, marcador de CD, hidrocor, lápis de cor, tinta guache, corretivo líquido, "cuspe e suor",e tudo mais que venha a contribuir para um desenho "sujo" e borrado, já que é preciso de Sombra para destacar a Luz !