.

.

Felice Souzatto


No estado plus, ela é Felice Souzatto!


No estado civil, Felice Maria de Souza Santos  é atriz e arte-educadora. Formada em Artes Cênicas com habilitação em Interpretação Teatral pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). 
Cursou duas disciplinas como aluna especial do Mestrado em Artes Cênicas, na Pós-Graduação da Escola de Comunicação e Artes (ECA), USP - “As Artes do Corpo e seus coletivos” – Prof. Dr. Helena Katz, 2007 e “A Musicalidade como Arcabouço da Cena – Estudos para uma Educação Musical no Teatro” – Prof. Dr. Fábio Cintra, 2008.
Como atriz, já foi dirigida por renomados diretores teatrais da cena soteropolitana, dentre os quais se destacam: Harildo Deda ("Hamlet"-Núcleo TCA), Carlos Petrovitch ("Salvador em Salvador" - Paixão de Cristo, Emtursa), Márcio Meireles ("Cartas Abertas"-TVV), Gordo Neto (“1° de Abril”- TVV) e Celso Jr. (“Estilhaços”- Aliança Francesa).

Em Salvador, também desenvolveu trabalhos como criadora – intérprete tendo tido maior visibilidade com a performance-solo de teatro físico, baseada no sistema Laban, “Ato sem Palavras”,  performance esta, que lhe rendeu a abertura do Circuito Cultural Banco do Brasil – TCA.(2005)

Como arte-educadora, desenvolveu por 2 anos junto a Prefeitura Municipal de Salvador, em parceria com a SMEC(Secretaria Municipal de Educação e Cultura), através da SMA (Superintendência do Meio Ambiente), o Projeto de Arte & Educação Ambiental, destinado aos alunos das escolas municipais. O Projeto contou com a execução de oficinas teatrais  e montagem de 2 espetáculos, ambos sob sua direção e assinatura dos textos: “O Canto da Terra”(Musical - show de calouros que abordava assuntos sobre o não desperdício e a preservação do planeta) e “Agenda 21 – Adote essa ideia!”(Sobre a implantação da Agenda 21 nas Escolas)  , apresentados nos  teatros da cidade de Salvador. (Solar Boa Vista e Teatro Gregório de Matos - 2005 à 2007).

Em São Paulo, ministrou o projeto de teatro para iniciantes; “Letras de Músicas – Uma Performance Teatral” onde os participantes utilizavam letras de músicas como dramaturgia e criavam seus  próprios solos cênicos.(Stúdio Ponto A – Sta. Cecília/SP)

Seu último trabalho, antes da maternidade, ocorreu de 2009 à 2010 como supervisora de equipe no projeto de Arte Educação – “Projeto Criança Esperta não Entra Pelo Cano” (itinerante e de abrangência no Sul e Extremo Sul/BA) Este projeto era executado pela Casa do Cliente Comunicação e Marketing LTDA(RJ), nas comunidades que residiam no entorno da obra do gasoduto GASCAC - PETROBRAS - Gasoduto Cacimbas(ES) – Catu(BA) onde era valorizada a ludicidade(cantigas de roda, brincadeiras populares e folclóricas, oficinas de brinquedo com material reciclável e teatro de bonecos, etc.) e os trabalhos preventivos, educando e alertando as criancas com os cuidados com o meio ambiente e os perigos da obra. (Toda a acao era documentada, registrada e repassada pela superisao, através de relatórios à Petrobras).

No momento, dirige o solo “Meu Estado Plus” com Graciara Rito, Bacharela em Artes Interdiciplinares (UFBA).




***
Símbolos e Simbologia de seu cartumano


SENTIR : o sol nasce de seu coração e do centro de seu ser.


PENSAR: os pensamentos ao redor de sua cabeça são seres humanos vivenciando a Mímica Corporal Dramática, a teoria-prática do teatro que utiliza para o despertamento da consciência! O mundo no centro de sua testa possui o mímico: o ser humano dilatado, como diria Etienne Decroux, ou o ser humano no estado pleno de consciência: no estado plus!

AGIR: o caminho para o universo que começa nas entranhas de seu ser.